sábado, 11 de outubro de 2008

Eleições: Eleitorado está menos alienado?

Não é novidade que candidatos sem o menor preparo sejam eleitos, graças ao fato de serem conhecidos, em alguns casos chegam a ser subcelebridades. Muitos que tentaram a sorte no pleito desse ano se deram mal. Ainda bem. Outros ganharam a simpatia do eleitor menos informado, foram bem na urnas e vão poder desfrutar de bons salários e dos benefícios que um cargo como o de vereador traz.


Em Goiânia, o exemplo mais evidente é Túlio Maravilha, eleito com 10.401 votos, provavelmente a maioria proveniente da torcida de seu time, o Vila Nova. A campanha dele foi tão sem nexo que uma das propostas era levar o time à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Infelizmente ele vai compor a Câmara Municipal. Ficam no ar dúvidas. O que Túlio quer com isso? Teria ele conhecimentos mínimos sobre os meandros da política municipal? Para muitos que digitaram o número do jogador na urna e confirmaram, estas perguntas não eram nem um pouco importantes.


Em outras cidades do País candidatos aparentemente ainda menos preparados que o jogador que se acha uma Maravilha tentaram uma bocadinha na disputa eleitoral. Felizmente muitos perderam até o rumo de casa. Em Recife (PE), a ex-BBB (há quem ache que o termo seja profissão) Taty Pink não foi eleita, ainda que com a marca de 4.256 votos. As musas de filmes eróticos também se foderam nas urnas. Gretchen, candidata a prefeita em Itamaracá, teve apenas 343 votos e Rita Cadilac, que disputava vaga na Câmara de Praia Grande (SP) levou michos 378 votos. Na capital paulista a coisa foi absurda. Sérgio Mallandro, candidato a vereador, obteve inacreditáveis 22.066 eleitores dispostos a ver a política muncipal ainda mais malandrinha, mas mesmo assim o "capeta em forma de guri" não conseguiu uma cadeira entre os 55 vereadores da cidade.

Longe de ser a adequada, a conscientização do eleitorado nacional fica um pouco menos pior, ainda que lentamente. É bom que candidatos do tipo "nada a ver" passem vergonha em eleições. Não bastassem os picaretas sempre presentes, a população não merece políticos toscos como as subcelebridades citadas.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Banalidades: Irritações impertinentes


Atenção! Este post é fruto de momentos de mau-humor e ranzizice. Fique a vontade para não ler. Mas se você anda de saco cheio de um monte de coisa, compartilhe nos comentários.

Coisas que andam me irritando:
- Por que pessoas que gostam de música de gosto duvidoso fazem questão de ouvila alta, bem alta? Alô-ôu ouvido alheio não é esgoto.

- Difícil aguentar assitir comercial de loja de móveis e eletrodomésticos na TV, que obrigatoriamente (sabe-se lá por que) tem que ter barulho de coisas caindo e o locutor fala muiito rápido só para depois ter que repetir outra vez.

- A profusão de emoctions no MSN. Parece que as pessoas desaprenderam a se comunicar dignamente no mundo online. Como é chato ter que decifrar um monte de bichinho saltitantes e (muitas vezes) sem nexo.

- CAIXA ALTA. Não sei por que acham que escrever tudo em letras maiúsculas é legal. Não é. Texto escrito assim é anti-estético e dá impressão de se está gritando. Vamos banir essa prática escrota.

- Subcelebridades que acham que valem alguma coisa, que são alguém, que são úteis ao mundo, que acham que podem dar declarações tontas e o pior é quem dá asas a essa escória.

- Faixa de pedestre é para pedestres (dêer!). Não dá para entender por que muitos motoristas param em cima dela ao invés de antes. Vai ver é por que pensam que, por estarem a bordo de suas carruagens de metal, são muito superiores aos reles transeuntes.

- Criança chorona e adolescente efusivo. Tais seres deviam ser criados isolados da civilização.

domingo, 5 de outubro de 2008

Eleições: Porqueira nas ruas continua

Basta andar por perto das seções eleitorais para constatar que a sujeira feita com panfletos e santinhos de candidatos conitua à solta. Os malditos showmícios se foram, a poluição visual diminuiu, mas enquanto não houver punição, de fato, a emporcalhação com material impresso de divulgação vai permanecer. Aqui em Goiânia, por exemplo, as ruas foram tomadas por santinhos e choveu a noite, ou seja, os candidatos contribuiram para entupir bocas-de-lobo e inundar ruas.
A rádio Interativa FM estrá prometendo divulgar lsita com nomes de candidatos que jogaram panfletos pelas ruas da cidade. Vamos esperar para ver se vai rolar.

PS: a rádio levou ao ar os nomes dos candidatos porcos. Ótimo