sábado, 26 de abril de 2008

Notas de sábado

Pane no sistema
Tentei ler, a partir das 9h30, o Diário da Manhã e O Popular. O site do DM não carregava e o do Popular dava como “página não encontrada“. Estranho. Por volta das 11h o DM On Line voltou e o Popular continuava na mesma. Assim fica difícil de saber o que passa “no Goiás”. Quem se salvou nessa história, entre os jornais diários goianos, foi o Hoje, cujo site estava funcionando normalmente.

Urubus na carniça
A Record e a Record News anunciaram que vão fazer cobertura completa da reconstituição do caso Isabella, amanhã. Detalhe: as equipes deverão ficar a metros e metros de distância. Vai ser, no mínimo, patético. Fico com pena dos colegas encarregados de cobrir o caso. Essa exploração já ficou nojenta. Não basta explorarem de todas as formas possíveis, mesmo quando não há mais o que explorar e agora mais essa. A Polícia, se não fosse chegada a uma câmera, deveria segurar as informações para evitar o alarde exagerado.

Ainda resta sensatez
O cineasta José Padilha, diretor de Tropa de Elite, se recusou a dirigir documentário sobre o caso Isabella. Ele alega ter receio em não conseguir isenção por ter um filho pequeno. Ufa! Enfim alguém que não quer “crescer” com o caso.

Floresta do Rock In Rio?
A organização do festival Rock In Rio vai plantar 50 mil árvores em Madri, formando uma floresta. Foi a maneira achada para mostrar ao mundo a preocupação com o ambiente, o aquecimento global e blá, blá, blá. Tudo bem, a ação é útil. Resta saber se o evento volta ao Brasil, pois isso de ser realizado em outros países desvirtua o propósito da festa.

Campanha Salvem Amy
A cada notícia que vejo sobre Amy Winehouse vejo que a sua situação só piora. Ela tem aparecido em fotos com perebas no rosto, toda acabada e com o braço com o diâmetro semelhante ao do meu polegar. Eu estava torcendo pra que ela se recuperasse e voltasse a gravar discos, com músicas ótimas como foi o último, o aclamado Black To Back. A outra louca do pop, Britney Spears, parece estar melhorando de vida e se restabelecendo, mas essa não faz diferença alguma, pois não tem um centésimo do talento de Amy.

Imagine, na versão de A Perfect Circle
Todos, inclusive eu, já devem estar cansados de versões de Imagine, de John Lennon, que virou hit até com o incansável Paulo Ricardo. Mas eu recomendo essa versão com a banda norte-americana A Perfect Circle, que tem nos vocais Maynard James Keenan, que também dá expediente em outra bandaça, o Tool. O clipe não é novo e eu só descobri agora, mas vale o clique.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Campanha: Movimento Blog Voluntário


Lendo o blog Observatório Digital, fiquei sabendo do Movimento Blog Voluntário, que é uma ação vinculada ao Dia Global do Voluntariado Jovem (que, quem assiste TV já deve ter visto o comercial com o Sebastian, aquele das propagandas da C&A). O movimento visa combater o analfabetismo digital, mostrando como fazer coisas que podem ser simples pra muitos, mas que muitos outros não têm as manhas de como se fazer no mundo virtual.

A ação a que os blogueiros podem desenvolver se referem a dicas e instruções relacionadas a computadores e internet. O texto reproduzido abaixo mostra como se aventurar com vídeos no Youtube.

Primeiro Passo - Criando uma conta
Para adicionar seu vídeo é necessário ter uma conta no site. Para isso é muito fácil. Entre no site [http://br.youtube.com/] , e clique no link “Inscreva-se”, bem no topo da página.
No lado direito da página, preencha todos os campos com seus dados e outras informações que o site pede.
Confirme seu cadastro clicando no link enviado pelo YouTube no seu e-mail.

Segundo passo - Enviando o Vídeo
Depois da conta criada, clique no botão “Enviar” próxima a barra de pesquisas da home do site.
Nesta página, você precisará dar um título para seu vídeo, fazer uma pequena descrição do que se trata, escolher uma categoria e palavras-chave para relacionar seus vídeo nas buscas dos outros usuário. Se desejar ter mais privacidade, você também pode escolher outras coisas, como quem poderá ver seu vídeo e dar comentários. Depois de tudo informado, clique em “Enviar um vídeo” no fim da página.

Agora, encontre o arquivo no seu computador clicando em “Arquivo”(1). Confirme clicando em “Enviar”(2). Agora é só esperar. Pode, e vai, demorar. Tenha paciência.

Certifique-se que não esteja enviando algum vídeo impróprio ou com direitos autorais.
Depois desta etapa concluída, o vídeo irá passar por um processamento, mas depois de algum tempo, seu vídeo estará disponível para o mundo inteiro ver!

Alimentação: A inimaginável crise do arroz tupiniquim

Não param de pipocar por aí notícias e especulações sobre possível crise alimentar. Mas onde? No Brasil? Por aqui, acho que isto não está perto de ocorrer, apesar de todo o alarde. Nossa produção é grande, mas apesar disso, atravessa problemas.

Há pouco tempo, o feijão subiu de preço exageradamente e agora é a vez do arroz. O governo planeja segurar as exportações, caso a coisa aperte ainda mais. Será que vão fazer isso mesmo? Se pensarem na população aqui estabelecida é o mais sensato a se fazer.

2008 vai ser lembrado como o ano em que a dupla presente nos pratos da maioria dos brasileiros esteve sob ameaça. É grande o volume de pessoas que depende, quase que exclusivamente da dobradinha arroz/feijão para sua alimentação. Agora, com tamanhas altas sem seus preços, a situação encontra-se bastante complicada e lamentável.

O foco do problema ainda não está em uma queda considerável da produção do cereal, pois a oferta tem diminuído graças a alta nas exportações e o governo diz ter estoques para evitar desabastecimento, portanto é hora de pensar e agir a quem compete tal função.

Espero que a turma lá do Alto Comando não olhe apenas para seus umbigos e pense em uma forma, juntamente com os agricultores, para reverter este episódio.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Inutilidade: cantar embromation faz bem


Em público é estranho, mas em casa, ali no privado ou na privada, não há mal. Cantar músicas em outro idioma, geralmente o Inglês, em estilo embromation é divertido e, acredito que faz bem, relaxa.

Atire a pedra quem não faz isso no banheiro, durante um banho. Nada como se esgoelar cantando aquela canção que tanto se gosta sem se importar com o a precisão do idioma. Há quem ache um absurdo, mas e daí? Pra quem mora em apartamentos, azar o do vizinho.

Critério também é válido nessa hora. Melhor esperar um momento em que se esteja sozinho pra berrar a vontade, como um poliglota instantâneo. Há quem não esteja nem aí. Há quem se apresente cantando inglês macarrônico em programas de calouros se achando o tal. No Brasil temos uma ícone dessa prática, que virou motivo de chacota nacional ao cantar de maneira bem peculiar no famigerado reality show da Globo.

Eu mando ver meu repertório embromation sem dó nem piedade ao lavar pratos, passar uma camiseta ou tomar banho, por exemplo.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Políticos capacitados: Será que é pedir muito?




Não é difícil constatar a falta de preparo de grande partes dos nossos queridos políticos. Quem entrevista membros dessa classe com frequência, deve sofrer. Muitos não sabem nem do que falam, nem desempenhar suas funções públicas e ainda menos quais são exatamente tais funções.

Para aliviar tamanho despreparo, podia-se ao menos exigir qualificação técnico-profissional. Simples. Vereadores, deputados e senadores deveriam ter conhecimentos sobre Leis, um curso de Direito, por exemplo. Prefeitos, governadores e presidente deveriam ser capacitados em gestão pública, através de curso superior, ou então graduados em Administração.

Talvez com isso evitaria-se algumas bossalidades cometidas por pessoas eleitas publicamente para o desempenho de funções das quais não entendem.

Alerta: Fantástico pode causar indigestão



É certo que estamos na terça-feira e o assunto não é mais tão quente. Mas, no domingo assisti a tal entrevista com o casal Nardoni no Fantástico. Ai que arrependimento. Pouco antes de assistir eu havia comido muito (como quase todo bom gordo) e o resultado foi indigestão que, creio, teve alguma influência com ter visto tal programa na TV.

O casal parecia bem ensaiadinho. Uma coisa estranha. Mais estranho é ter dedicado 35 minutos (isso mesmo!) àquela palhaçada. No intervalo que houve durante a exibição ainda lançaram um comercial institucional em que um cidadão na rua diz que Fátima Bernardes transmite emoção. Nojo. Nojo e azia. Jornalista não deve emocionar, afinal não se trata de teledramaturgia. E depois só o Brasil Urgente é que pega pesado.

Enfim, na segunda-feira, o Jornal Nacional conseguiu amenizar a situação, analisando tal entrevista. Quando eles acertam, devemos reconhecer. A fala de um psicólogo salvou o caso “A entrevista exibida no Fantástico serve pra cada um, em casa, confirmar as conclusões que já tinha anteriormente, seja de que o casal é culpado ou não”, as palavras não foram necessariamente essas, mas em suma é isso.

domingo, 20 de abril de 2008

Domingo: Dia de sugestsão de discos


Domingo vai ser o dia em que vou indicar discos aqui. Ao menos é o que espero conseguir fazer sempre. Talvez as coisas aqui no blog estejam ficando muito divididinhas. Sábado as notas, domingo os discos, mas vou tentar me conter pra não ficar chato.


Há umas três semanas estou ouvindo o disco novo do The Raconteurs, Consolers Of The Lonely. Capitaneada por Jack White, a banda conseguiu uma sonoridade muito boa no álbum. Como quase tudo em que Jack se envolve há elementos retrôs e dessa vez, os caras usaram até doses de blues, sem caírem no bueiro da chatice. Sem maiores delongas, o disco me empolgou e ainda não consegui enjoar, mesmo ouvindo frequentemente. Destaco as faixas Attention, Many Sades of Black, Top Yourself , You Don'nt Understand Me e Carolina Drama.

Ah, o site deles (http://www.theraconteurs.com/) tá legal também, com estética semelhante à interface do jurássico MS DOS.


Aí vai o link pra quem quiser baixar e conferir com os próprios ouvidos: http://rapidshare.com/files/101702564/Raconteurs_-_Consolers_Of_The_Lonely.rar