sexta-feira, 25 de abril de 2008

Alimentação: A inimaginável crise do arroz tupiniquim

Não param de pipocar por aí notícias e especulações sobre possível crise alimentar. Mas onde? No Brasil? Por aqui, acho que isto não está perto de ocorrer, apesar de todo o alarde. Nossa produção é grande, mas apesar disso, atravessa problemas.

Há pouco tempo, o feijão subiu de preço exageradamente e agora é a vez do arroz. O governo planeja segurar as exportações, caso a coisa aperte ainda mais. Será que vão fazer isso mesmo? Se pensarem na população aqui estabelecida é o mais sensato a se fazer.

2008 vai ser lembrado como o ano em que a dupla presente nos pratos da maioria dos brasileiros esteve sob ameaça. É grande o volume de pessoas que depende, quase que exclusivamente da dobradinha arroz/feijão para sua alimentação. Agora, com tamanhas altas sem seus preços, a situação encontra-se bastante complicada e lamentável.

O foco do problema ainda não está em uma queda considerável da produção do cereal, pois a oferta tem diminuído graças a alta nas exportações e o governo diz ter estoques para evitar desabastecimento, portanto é hora de pensar e agir a quem compete tal função.

Espero que a turma lá do Alto Comando não olhe apenas para seus umbigos e pense em uma forma, juntamente com os agricultores, para reverter este episódio.

Um comentário:

Consumindo Realidade disse...

É difícil de acreditar que estejam preocupados com a população. Mas se estiverem não fazem mais do que a obrigação deles, pois são nossos representantes.
Mas não demora para o país se tornar conhecido por sua futura produção agrícola de monocultura em grandes áreas de plantio. Principalmente quando a campanha pelo etanol entrar em vigor com força extra.
No Sul existe já a monocultura da soja transgênica. Não vai demorar!