quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Caso Eloá: Polícia entre um acerto e uma cagada


Só para não passar imune no caso, ocorrido em Santo André (SP) e há uma semana transformou no último circo midiático nacional, o sequestro , que culminou na morte da adolescente Eloá Cristina Pimentel da Silva. De início a resolução do caso não parecia complicada, o que não se confirmou no decorrer dos quatro dias de duração do cárcere. Quanto a atitude da Polícia, dois pontos são importantes: a decisão de não atirarem no sequestrador, Lindemberg Alves e a volta da refém Nayara Rodrigues da Silva ao cativeiro.

Segundo os relatos dos agentes do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), o seqüestrador esteve na mira dos atiradores de precisão por seis vezes. Ponto para eles que não dispararam, pois, como ele não tinha antecedentes criminais o melhor caminho era a negociação. Caso o acertassem e, pior, matassem, a opinião pública despejaria grande carga de ódio sob a instituição, já afetada por outros casos de conduta questionável nesse ano. Um exemplo foi a morte de uma criança no Rio de Janeiro, dentro de um carro, durante uma procura a bandidos.

Ao menos a quem acompanha é totalmente inconcebível e nebulosa a autorização para a volta de Nayara Cristina ao cativeira. antes ilesa, a menina saiu ferida por tiro na boca. Não há explicação plausível para o fato. a falha é inexplicável e talvez pode ter influenciado no resultado final do caso.

domingo, 19 de outubro de 2008

Sugestão de disco: Jazz and '80s (vários artistas)


Tudo bem que a onda de revival dos anos 80 está saturada. Mas esse disco Jazz and '80s (a foto acima é a do volume 1)é imperdível. O descobri há uns 10 dias por recomendação de um aamiga. O álbum foi lançado em 2006 e traz versões jazzísticas para sucessos pop da década de 80.

Os cantores que participam das faixas não são estrelas do jazz. Só quem é profundo conhecedor do estilo deve saber quem são, mas isso não tira o brilho do disco, que tem cara de fim de tarde, ideal para happy hours. Os sucessos revisitados vão desde artistas como Madonna, Michael Jsckson, The Police, Cindy Lauper até Prince e The Cure. Bom para quem gosta de música pop, bom para quem é chegado ao jazz e melhor ainda para os que curtem as duas coisas.

São dois volumes, permeados por muito sax, piano (óbvio) e boas interpretações. Entre as regravações do primeiro volume estão as ótimas Purple Rain, Sweet Dreams, Like a virgen e Nothings compares to you No volume 2 Tainted Love, do The cure, por exemplo, parece ter nascido para o Jazz. Material Grirl é também boa pedida, ao lado de Billie Jean e Time After Time.