sábado, 3 de maio de 2008

Notas de sábado


Gosto pelo estranho não é exclusividade brasileira
Há um ano aconteceu o desaparecimento da menina Madeleine McCain, em Portugal. De lá pra cá, o turismo na região onde o caso ocorreu cresceu consideravelmente. Há até um passeio no qual os turistas passam pelos pontos onde a criança desaparecida e sua família passaram há um ano.

O cordão dos descontentes
Candidato à prefeitura goianiense pelo PSoL, Martitiniano Cavalcante está a espera de petistas descontes com a aliança PMDB/PT para sua chapa. As chances de que o PSoL vença são incrivelmente remotas, mas o pessoal da legenda sempre faz boas provocações durante o período de circo eleitoral.

Viva a falta do que fazer
Todo mundo já deve ter visto um daqueles vídeos da reação entre Coca Cola Diet e Menthos, no qual se joga a pastilha dentro da garrafa de refrigerante e então a mistura entra em erupção, jorrando espuma para o alto. Nessa semana cerca de 1500 estudantes belgas se reuniram para quebrar o recorde da modalidade. Tal recorde é totalmente inútil, mas é menos perigoso do que o patético padre dos balões.


Nostalgia recente
Dando continuidade à saga de contar o lado pop das décadas passadas em livro, vem aí o Almanaque Anos 90, escrevinhado por Silvio Essinger. Como não poderia deixar de ser, suas págianas trazem pérolas como a bunda music, com É o Tchan e Cia, o mangue beat, Nirvana, Tiririca e mais coisinhas que marcaram a década em que coisas bregas passaram ser cults.

Notas fundamentais do Ego
Não é uma leitura recomendável e não vai acresentar nada à vida de ninguém, mas não dá pra ficar imune às manchetes do Ego, o site de notícias de famosos da Globo.com. Algumas pérolas dessa semana: “A barriga da irmã de Britney Spears não pára de crescer” (claro, normal para uma gestante, né?); “Alessandra Ambrósio vai às compras” (essa abalou o mercado financeiro mundial), “Zezé Polessa passeia com o namorado em noite fria no Rio” (fantástico, hein!); “Paris Hilton está magra demais” ( e o Quico?). É incrível a capacidade de tecer notícias importantíssimas para a humanidade que esse site tem.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Política: em nome da ambição por 20 anos no Poder


Deu na versão on line da Veja e no Estado de São Paulo. Lula criou um conselho político com líderes do PMDB, para os manter debaixo da asa e tê-los como aliados por mais tempo. Sendo assim, volta à memória aquele plano petista de permanecer 20 anos no poder máximo da política nacional.

Com a criação do conselho com os camaradas peemedebistas de Lula e sua turma, os laços entre os dois partidos ficam mais estreitos. Os resultados são visíveis e virão ainda durante um bom tempo, se não houver nenhum comportamento rebelde pelo PMDB. Nas eleições desse ano, PT e PMDB estão melhores amigos de infância e é assim que Lula quer que permaneçam até 2010, para plantar seu candidato e elegê-lo.

A situação fica meio vergonhosa ao PMDB, que mais uma vez pode não ter candidato disputável em 2010, mostrando que é grande mas não tem força para ocupar a cadeira maior da política nacional.

Trazendo a situação para mais perto, em Goiânia foi o PT quem se rendeu aos peemedebistas nas eleições municipais, de olho em abocanhar uma vice, esperar Íris se candidatar em 2010, ocupar a chefia da Prefeitura e blá blá blá.

Fenomenal: a grave indigestão de Ronaldo


Pra não passar batido em relação ao caso esdrúxulo e fonte de piadas da semana vai esta montagem publicada no Blog do Tio Ted. Sem policiar o cardápio sexual de Ronaldo, o mínimo a se pensar é que caso parece estranho. Dizem até que é golpe de uma quadrilha de travecos. Uma das moças/moços apareceu em tudo quanto é lugar, foi à Rede TV, como não poderia deixar de ser, e quebrou tudo por lá, até câmeras.

O Ministério da Saúde adverte: travestis em excesso causa indigestão crônica.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Internet: Vírus da superexposição é mais forte do que epidemia de dengue


O advento e popularização da internet, além de trazer fatores favoráveis, fez com que atitudes estranhas se tornassem normais. Muito normais. É incrível notar como as pessoas perdem a noção na rede. Será que elas não percebem?


A exposição da vida, de episódios íntimos e pessoais que antes eram um pouco resguardados, de repente tornou-se algo escancarado. Os interneteiros fazem questão de se expor o máximo que podem em fotologs, blogs, Orkuts, Flickrs, Youtube e afins.

Confesso que já me esforcei pra entender o que leva à tamanha necessidade de se expor, mas não fui capaz de entender. Talvez eu seja careta demais pros tempos atuais. Outro dia, um contato de Orkut postou várias fotos tiradas em clima de farra em uma boate onde pessoas davam amassos coletivos e se mostravam pra quem quisesse ver, com uma ânsia danada diante de uma câmera digital, como se isso fosse o ápice de uma pessoa descolada.

Parece que a internet traz consigo um vírus invisível, que faz com se queira, a todo custo, aparecer pro mundo o máximo possível. E ninguém está totalmente imune a isso, afinal ter um álbum com algumas fotos no Orkut, por exemplo, é mais do que normal. Mas tudo tem limite.

Também não consigo imaginar onde isso vai parar, só posso concluir que todo progresso traz efeitos colaterais.

domingo, 27 de abril de 2008

Sugestão de disco: Fernanda Takai - Onde Brilhem Os Olhos Seus


Domingo é dia de indicação de um disco, como prometido. Então lá vai:


Muito se falou, na mídia cultural, sobre o disco em que Fernanda Takai (vocalista do Pato Fu) regravou músicas do repertório de Nara Leão, intitulado Onde Brilhem Os Olhos Seus. Fiquei curioso e baixei, com um certo receio de não gostar. Ao ouvir. fiquei surpreendido. Fernanda traz um frescor a algumas canções do período da Bossa Nova e em outras traz clima de nostalgia. A produção ficou por conta dos ótimos Nelson Motta e Jhon Ulhoa (marido de Fernanda).


Confesso que tenho uma grande predisposição a ouvir cantoras e Fernanda Takai é das melhores e está em meu Top 3 das melhores do país em atividade. O disco é uma boa oportunidade pra quem quer conhecer parte do que se passou na música brasileira por volta dos anos 60. Destaque para as faixas Diz Que Fui Por Aí, Estrada Do Sol, Insensatez e a curtinha Ta-hi.


Momento bonito: Serrinha vacina Lulinha


Ao ler o noticiário de hoje me deparei com a foto acima, que me deixou profundamente emocionado. Não precisa dizer muito sobre esse momento sublime. Avessos às disputas eleitorais e em clima de fraternidade sincera, Homer Simpson, digo José Serra aplica vacina contra gripe em Lula. Fiquei imaginando que se um dia Serra ficar dodói, Lula e Marisa vão à casa dele passar uma bela manhã e tomarem uma canja feita pela primeira-dama, na intenção de que Serrinha melhore.

Só a política nos proporciona momentos como esse, não é não?