terça-feira, 8 de julho de 2008

Criatividade: A arte de nomear operações da PF


Daí que a nova operação da Polícia Federal, a que prendeu Celso Pitta e Daniel Dantas, se chama Satiagraha (o significado da palavra de origem sânscrita é firmeza da verdade, mas a Globo diz que é resitência pacífica e silenciosa). A PF certamente deve ter um departamento de criação encarregado de batizar as operações realizadas. Deve ser algo bem organizado: pensa-se no conceito, cria-se uma logomarca e então começa a divulgação na imprensa, tal como é feito por empresas de comunicação que divulgam produtos e eventos.

Só pra lembrar alguns nomes de algumas operações da PF:
- Operação Hurricane: foi responsável pela prisão de bicheiros. Hurricane significa furacão em Inglês.
- Operação Morpheu: foi deflagrada para prender traficantes que atuavam como grupo de extermínio, no Rio de Janeiro. Também da mitologia grega, Morpheu é o deus dos sonhos;
- Operação Anaconda: tratou sobre negociações ilícitas entre criminosos e membros do Poder Judiciário.
- Operação Caronte: investigou crimes no INSS. Caronte é, de acordo com a mitologia grega, um barqueiro que tranportava mortos.
- Operação Gabirú: teve como alvo o desvio de verbas da merenda escolar em Alagoas. Gabirú é uma ratazana comum no Nordeste.

Tá certo que a coisa não é tão organizada e o tal departamento de criação não existe. Os nomes das operaçõs são escolhidos pelos delegados que as conduzem. A Polícia Federal mantém na internet listas com todas as operações realizadas desde 2003. O link é: http://www.dpf.gov.br/DCS/operacoes/indexop.html.

Um comentário:

Anônimo disse...

Comentário de Yuri Lopes

Lí na Piauí que é um delegado antigo que trabalha na PF é quem batiza a maioria das operações da polícia. Ele é evangélico e daí a explicação para tantos nomes relacionados a passagens e personagens bíblicos.