domingo, 21 de setembro de 2008

Comportamento: Vou dar um pulo ali no passado e já volto


As ondas retrôs certamente foram o que houve de mais marcante nesta dácada. No começo dos anos 2000 ainda havia resquícios do saudosismo dos anos 70. Mas o que pegou mesmo foi a década de 80. Quanto revival, quanta vontade de reviver aqueles tempos, mesmo para os que nasceram após ou só pegaram um pouquinho, ainda criança, daqueles anos. Vivemos nos últimos anos um boom do mercado do saudosismo, na música, na moda e , sobretudo em eventos, como festas oitentistas, que pipocaram país afora. Foi difícil ficar imune à influência da década "perdida". Perdida nada. Nem em um sentido nem em outro. Se aqueles tempos fossem pobres culturalmente, não haveria tanta água para bebermos até hoje daquela fonte. O período também não ficou empoeirado por muito tempo. Sacudiu-se o pó e boa parte do que lá existia retornou, com ares de diversão, sem maiores preocupações em parecer ridículo.
Como tudo se esgota, nota-se um cheirinho de anos 90 no ar. A próxima bola da vez são os anos marcados pelas boys bands, seriados enlatados e o prenúncio dos anos 2000, que no fim das contas não foram assim tão premeditáveis quanto se imaginava. Não demora e vão surgindo festas anos 90 e o relançamento de produtos da época. Os jogos super Mario Bross e Street Fighter já são queridinhos de muitos. A série Barrados no Baile vai ser refilmada, com parte o elenco original. Não demora e Backstreet Boys e Spice Girls passam a ser cult. Tudo isso como reflexo do revival desse tempo que há pouco se foi.
Quanto a reviver a década de 80, tudo bem, é compreensível. Mas quanto aos 90, fazem apenas oito anos que nos despedimos deles. O defunto mal esfriou e a festa está armada. A noção de saudosismo está cada vez mais imediatista. Fico imaginando como será daqui a algum tempo. Vão querer reviver períodos cada vez mais próximos e aí as décadas em curso acabam por ficar sem identidade, não é à toa que os anos 2000 já são chamados pelos mais apocalípticos de "a década que não existiu".


Um comentário:

Consumindo Realidade disse...

Cuidado! A eguinha pocotó está com data marcada para voltar. Não se esqueça do bonde do tigrão, É o Tchan e a boquinha da garrafa.
Que o pesadelo não chegue a existir.