sexta-feira, 11 de abril de 2008

Imprensa: Os políticos e seus artigos em jornais



Sempre que vejo nos jornais locais algum artigo escrito por políticos, sinto vergonha alheia. Nomes do Legislativo e Executivo adoram aparecer com textos de opinião assinados por eles, mas na maioria dos casos, escritos por terceiros. E dá-lhe assessor de imprensa escrevendo artigos que expressem a opinião de seus chefes.

Não sei ao certo quais são os que realmente escrevem os conteúdos que assinam e, por segurança e responsabilidade, acho melhor não comentar aqui especulações e bochichos sobre esse assunto que circulam no meio jornalístico. Exemplos não faltam de políticos que publicam artigos nos maiores jornais goianos. Só pra citar alguns: Iris Araújo, Marconi Perillo, Pedro Wilson, Iris Rezende, Iram Saraiva, isso só pra deixar registrado os que vejo com mais freqüência. Fora esses, há vários outros deputados e vereadores que se valem de textos redigidos por alguém pago pra isso e lá, nas páginas dos jornais, assinam e aparecem sorridentes na foto de identificação.

Outro fato pior, e ainda mais vexaminoso, é que alguns desses que publicam artigos assinados periodicamente pagam por isso. Isso soa estranho, pois o espaço de que usufruem deveria ser gratuito ou ao menos ser de conhecimento público de que há um preço cobrado para seu uso ou ainda que houvesse uma identificação de que tal espaço tem cunho publicitário.

Enfim, tudo faz parte de uma sociedade calcada no espetáculo. Espetáculo que ocorre mesmo onde não deveria.

4 comentários:

Consumindo Realidade disse...

E os jornais institucionais, comerciais e de empresas nada diferem dos artigos publicados nos jornais impressos. O assessor é responsável por discursos, edoriais, artigos, mas no fim quem assina é o grande. E a gente engole.

obsolescencia disse...

Olá, Fred! Aqui é a Micheli (lembra que você me deve um sorvete?). Então, gostei do seu blog, é muito gostoso ver as pessoas que estudaram comigo produzindo e eu realmente devia tomar como exemplo, hehe. Concordo com sua opinião em quase todos os artigos (ainda temos que conversar sobre as noverlas, sem querer parecer 'cool', claro, hehe).
Gostei do "sem bairrismos", porque isso é bem comum, é bom ver que você não se envolve e nem escreve 'na defensiva' como se faz bastante por aqui.

Enfim, vou tentar acompanhar. Boa sorte aí, cara, tô esperando meu sorvete.

Micheli Nunes

Di Maione disse...

O mais interessante desses politicos é que a maioria, dentre vereadores e deputados sao semi-analfabetos, então se depara com um texto super bem redigido e levando embora metade da pagina de um jornal.

Anônimo disse...

E a sociedade acredita que as belas palavras saem da boca do seu politico do coração. E, votos e mais votos são levados para as urnas com as palavras do assessor de imprensa. O único trabalho que os politicos se submetem é assinar o já pronto. Quer dizer: assinar e revisão as belas frases.
ótimo blog Fred!
Parabéns