terça-feira, 20 de maio de 2008

Call centers: Atendimento que estimula a grosseria


Não bastassem as longas esperas e o gerundismo, que emfim começa a ser minimizado, os atendentes de call centers acabam, devido ao treinamento que recebem, por não deixar outra opção a quem está do outro lado da linha a não ser a grosseria, em alguns casos.

Quem já teve algum dia a difícil missão de cancelar algum serviço, como cancelamento de cartão de crédito ou linha telefônica, provavelmente passou por maus momentos. A reação é instantânea: ao dizer a palavra mágica “cancelar”, o atendente coloca o atendido em espera e começa uma incessante luta para convencê-lo a não realizar o procedimento. As táticas são as mais variadas e sempre incluem algum tipo de vantagem ou desconto no serviço prestado. A impressão que se tem é de que a empresa vai lhe oferecer o paraíso por um precinho pífio, diante da ameaça de perder o cliente.

Quem deseja romper laços contratuais com alguma empresa via telefone, diante de tamanha insistência e argumentação verborrágica, acaba tendo que apelar para a grosseria para alcançar seu objetivo. Caso contrário torna-se fácil ser ludibriado, após intermináveis minutos com o fone no ouvido, por um funcionário treinado e comissionado para não permitir tal rompimento. Quando o sangue sobe fica difícil não dizer, ou ao menos pensar algo como “Anda logo filho de uma puta, eu quero cancelar o serviço! Entenda isso, desgraçado!”.


Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado