quinta-feira, 10 de julho de 2008

Greves: Como fazer um protesto decente


Há 10 dias os funcionários dos Correios estão em greve, como costumam fazer ao menos uma vez ao ano. Ao longo das últimas décadas criou-se uma espécie de know how para protestos e paralizações trabalhistas. Há toda uma logística e equipamentos a serem usados nesses casos.

Uma greve que se preze atualmente deve usar um trio elétrico, no qual vai tocar Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores, um verdadeiro clássico do cancioneiro grevista. Deve haver também algum convênio dos sindicatos com empresas que confeccionam faixas. Não pode faltar conforto aos grevistas. Se o sol estiver forte é bom que se preparem tendas e água mineral pro pessoal que vai engrossar o couro.

Na greve dos Correios que está em curso também aqui em Goiânia, os manifestantes estão firmes debaixo das árvores da Praça Cívica. É claro que não estão sentados no chão. Há várias mesas com cadeiras, onde carteiros jogam baralho durante a tarde. Se a greve se estender é provável que serão colocados banheiros químicos, como da última vez. Fico imaginando um funcionário ao sair para a greve, avisando sua esposa.
-Vai sair amor?
- Já tô indo. Hoje eu não perco por nada essa greve. Vou levar o baralho e aqueles biscoitos que você fez. O Gilson vai levar o violão pra tocar pra gente. Se eu chegar tarde, deixe meu prato no forno. Fui.

Fazer uma manifestação trabalhista de categoria exige cuidado e uma boa divulgação. Os assessores de imprensa de sindicatos devem adorar, já que é uma época (talvez a única) em que eles têm dias agitados trabalho.
Tudo o que envolve o mundo das greves no Brasil, tem um dedo (aquele mindinho, lembra?) de nosso Presidente. Ele deve se orgulhar de seu legado ao ver Wiliam Bonner anunciar uma greve que já passa de seus 10 dias.



P.S.: Antes que alguém venha me acusar de extremista-de-direita-neoliberal-safado-servo-do-capitalismo-selvagem aviso que não sou contra prostestos e greves . Só acho que quando eles ocorrem muito frequentemente, ficam banais e industrializados, fazendo com que percam a credibilidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

que horrivel iwsso maior besteira

Lorrayne disse...

Olha, eu queria sua ajuda pra fazer um protesto decente contra o desperdício de água! Vc pode me ajudar?