sábado, 15 de novembro de 2008

E.U.A.: Ando com pena de Obama


A América enfim tem novo herói: Barack Obama. Isso nem é novidade. O que causa certa preocupação é o que está por vir. É muita esperança depositada numa só pessoa, é muita cobrança. Por enquanto é só comemoração. Os norte-americanos não desceram das nuvens desde o resultado das eleições presidenciais. Será que é possível que Obama faça tanto quanto se espera?

E, se mesmo com esforço e trabalho, não der? É aí que mora o perigo. O amor é vizinho de muro do ódio. Não é torcida contra da minha parte. Mas a expectativa é grande demais. Se ao menos ele conseguir fazer com que as coisas voltem a ser como na era pré-Bush, já dá pra acalmar as coisas por lá. Ser menos pior que o cowboy valentão da Casa Branca nã é tão difícil.

Obama precisa tomar cuidado com o caminhão de carisma que tem, para não virar figura do folclore popular, armadilha que o está esperando, vestida de azul vermelho e branco. O maior desafio talvez seja a própria áurea criada em torno dele.

Um comentário:

Consumindo Realidade disse...

Obama não vai salvar os EUA, mas é tratado como o imortal onipotente que veio para resgatar a evolução americana. Depois que o vestido da próxima primeira-dama daquelas terras virou sensação eu percebo ainda mais a futilidade da maioria do povo yankee.