domingo, 21 de dezembro de 2008

Famosidades: Retropop 2008

Entre mortos e feridos salvaram-se todos, menos Marcelo Silva e Heath Ledger (não resisti ao humor afro-descendente). Taí um resumão de quem se deu bem nesse ano



Madonna
Senhora de meia idade? Que nada. Madonna fez 50 anos, com pique de 20. O ano foi atribulado para a coroa-garota do pop. Ela lançou disco - o que implica gravações de videoclipes e zilhões de capas de revistas -, saiu em turnê, foi biografada (sem autorização) pelo irmão e em meio a tudo isso se separou do marido Guy Ritchie, com quem era casada há sete anos. Nada disso parece ter a abalado. No Brasil, Madonna atraiu todos os holofotes durante os cinco shows que fez nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, para público em torno de 300 mil pessoas, no total. O fato é que o tempo passa, promessas pop surgem, desaparecem, estremecem e Madonna não perde o posto há 25 anos.

Turma do CQC
Capitaneado por Marcelo Tas, o octeto formado por atores vindos da comédia stand up, o CQC – Custe o que custar – começou tímido nas noites de segunda-feira da Band, mas caiu nas graças do público. O grupo surgiu como um novo fôlego no humor televisão brasileiro. O formato é importado da Argentina e repetido com sucesso em países como Chile e Espanha. O programa rendeu momentos memoráveis como o quadro Repórter inexperiente, no qual Danilo Gentili se passava por estudante de jornalismo que entrevistava de maneira atrapalhada personalidades como Aguinaldo Timóteo e José Luiz Datena.

Maísa Silva
Quem não viu, leu ou assistiu algo com a menina prodígio passou imune pelo mundo pop brasileiro neste ano. De mera apresentadora de desenhos animados nas manhãs de sábado, ela passou a ser capa de revistas e virou notícia pela espontaneidade e por pérolas como quando zombou de um telespectador que, ao atender a ligação, disse “alôr”. O sucesso fez brilhar os olhos de Silvio santos, que a chamou para um quadro em seu programa dominical. A tática deu certo, tanto que a audiência chega a encostar na de programas da Globo.


Heath Ledger
Pode soar estranho, mas, apesar de ter sido encontrado morto em janeiro, o ator australiano foi um dos grandes destaques de Hollywood neste ano. A atuação como o Coringa, em Batman – O cavaleiro das trevas, só rendeu elogios e fez o filme bombar nos cinemas. A empatia com o público foi tamanha, que um abaixo-assinado foi promovido na internet pra que o ator pudesse ser premiado no Oscar do próximo ano. Ledger recebeu indicação ao Globo de Ouro, que acontece em janeiro. Antes do Coringa, a atuação mais marcante havia sido em O Segredo de Brokebeack Mountain, filme em que protagonizou cenas de romance homossexual com o ator Jake Gylenhaal.

Alice Braga
A atriz foi o nome brasileiro mais badalado fora do País durante o ano. Alice, que começou a ganhar destaque com papel em Cidade de Deus, o maior sucesso cinematográfico nacional da década. A convite de Fernando Meirelles atuou em Ensaio sobre a cegueira e a notoriedade em Hollywood não tardou a vir. Antes, longe do convite de um brasileiro, ganhou papel em Eu sou a lenda, com Will Smith no papel principal. O destaque de Alice não é mero oba-oba de brasileiro deslumbrado. No começo do ano, ela foi capa de uma das maiores revistas de celebridades do mundo, a Vanity Fair, onde aparecia junto a nove jovens atrizes tidas como promessas no cinema.

Mallu Magalhães

Há um ano, poucos sabiam de quem se tratava. Entretanto desde fevereiro, quando a página dela no Myspace ultrapassou a marca das 250 mil visualizações, Mallu virou fenômeno indie. De lá para cá ela teve música em comercial de operadora telefônica - e com o dinheiro gravou o primeiro CD – excursiona com shows pelo País e concorreu a prêmios de música. A garota prodígio da música nacional, que era excluída na escola, adotou como ídolos Johnny Cash e Bob Dylan e se deu bem, como revelação em 2008. Não dá para negar que Mallu é pop. No último mês, a cantora de 16 anos foi notícia e virou rastilho de polêmica devido ao namoro com o músico Marcelo Camelo, de 30. Ossos do ofício!

Britney Spears
Se 2007 foi o ano do fundo do poço para a cantora(?) norte-americana, 2008 ficará marcado como sua redenção. Antes aparecendo por escândalos, agora Britney deu a volta por cima para recuperar o posto de princesa do pop. O caminho foi longo e inclui a recuperação da forma física, reaver a guarda dos filhos, gravação do novo disco e conseguir boa vendagem. Só na primeira semana de lançamento, o CD superou a marca de 600 mil cópias vendidas nos Estados Unidos. O ápice da recuperação aconteceu quando ela participou de um show de Madonna, em novembro. Circus, o disco de Britney lançado neste mês traz a cantora de volta às paradas de sucesso e aos holofotes por um bom motivo.

3 comentários:

Consumindo Realidade disse...

Dos que destacou, eu concordo com Heath Leadger, Alice Braga e a anã do SBT, além de CQC e a monossilábica Mallu Magalhães, infelizmente. Britney e Madonna são a mesma notícia de sempre, nada mudou. Espero que 2009 seja um ano com menos pop e mais autenticidade cultural, o que é impossível. Sonho meu!

Aline Mil disse...

Jisuis, alguém leu meu blog. Que vergonha!!
Huhauhauhuahuha! (É sempre assim que eu recebo um novo comentário!)

Fred, sobre a Madonna, eu só queria compartilhar contigo a melhor frase desse fim de ano, criada entre discussões de ontem, no Gloria, que variaram entre os shows da Madonna e o aniversário caótico do Íris: "Íris é a Madonna de Goiás!" É a melhor de todos os tempos, fala sério.

Pelo amigo Vander Veget, da banda Mersault e a Máquina de Escrever!

;*****

Fred Leão disse...

Talvez, Madonna seja o Íris do mundo pop. ahahahahahaha