sexta-feira, 30 de maio de 2008

TV: Dois casos de audiências crescentes e merecidas


Deu na Folha Online (e em outros veículos também): “Duas Caras bate recorde com 70% das TVs sintonizadas”. A trama de Aguinaldo Silva é um raro exemplo de boa produção televisiva com altos índices de audiência, pois, convenhamos, grande parte das atrações que rendem altos pontos no Ibope (que por sua vez tem uma maneira de medição de audiência meio duvidosa) não se atentam para quesitos como qualidade e criatividade.

A novela Duas Caras pode até não ser tão revolucionária, como diz Aguinaldo Silva em seu blog
costumeiramente, mas tem bons méritos e algumas inovações interessantes. Vamos a elas: na
trama há um herói negro (talvez seja a primeira vez que isso ocorra); foi eliminado o excesso de maniqueísmo (quase ninguém é totalmente bom ou mau); um triângulo amoroso gay tratado de uma maneira que caiu nas graças do público e o núcleo central é uma favela (é certo que se trata de uma favela um tanto irreal).

Outra atração que tem surpreendido, numericamente é o ótimo CQC, da Band, que em dois meses de existência quadruplicou sua audiência ao dar uma boa sacudida com inteligência e diversão na TV aberta.

Devido aos motivos antes citados os números alcançados se fazem merecidos pela trama global das 21h e pelo jornalístico/humorístico da Band, mostrando que nem só programas tontos de domingo e outras atrações esdrúxulas e de gosto duvidoso alcançam bons índices.

Nenhum comentário: