quarta-feira, 11 de junho de 2008

Exagero: Avacalhação à Zileide Silva e robotização ‘global’

No último sábado, no jornal Hoje, Zileide Silva passou por problemas técnicos ao vivo. Ficou perdida e as coisas não foram bem em uma de suas entradas. Segundo a emissora, ela teve problemas com suas lentes de contato, o que dificultou a leitura do texto.

O vídeo com as imagens do ocorrido viraram febre no Youtube (não vou colocar aqui o link). Não há graça nenhuma naquilo. Não é como a crise de risos de Ana Paula Padrão no Jornal da Globo, há anos atrás, que poderia até despertar alguma graça.

É difícil entender como as pessoas gostam de ver. Ela errou, isso é normal, apesar de ser na Globo. Talvez o problema seja justamente esse. Lá naquela emissora, os jornalistas são como robôs, são muito mais pressionados do que deviam para que pareçam máquinas, para se encaixarem no tal “Padrão Globo”. Daí o grande apelo popular dos vídeos de erros dos jornalistas que às vezes ocorrem. Quando há um deslize, o apresentador sempre fica mais desconcertado do que deveria, do que se fosse em outra emissora, por exemplo. Se eles erram uma palavra, pedem perdão, como se tivessem feito mal a alguém. Isso é ruim, desumaniza o profissional.

Nenhum comentário: