segunda-feira, 16 de junho de 2008

Rolling Stone: Capa de dois gumes

Você certamente já ouviu a máxima “Não se compra um livro pela capa”. Será? Há certa razão para isso, em partes. Talvez a regra não se aplique a revistas. O que desperta a curiosidade e vontade de levar pra casa é a capa. E é sabendo disso que se valem os editores.

A revista Rolling Stone desse mês apostou fichas altas na capa. Colocaram os integrantes do NX Zero pelados na capa, sem mostrar a região pubiana, em foto fortemente inspirada em uma feita pela adição norte-americana com a banda Blind Melon. A escolha causa dois efeitos totalmente distintos: atrai ou repugna compradores, sobretudo os esporádicos.

A referida revista é a minha preferida há algum tempo. Fui à banca no intuito de comprá-la, mas não consegui. Não só pelo NX Zero estar na capa (e pelados). Não dá orgulho desfilar com uma revista na rua com tal capa. Não é preconceito e sim conceito formado. Já sei o que preciso sobre a banda e não faz sentido comprar a Rolling Stone pra ter de seis a oito páginas, tamanho que costumam ter as matérias de capa, com a banda (bandinha, diga-se). O restante do conteúdo anunciado não era dos mais atrativos, tirando algo sobre o Zé Ramalho.

O auto-exemplo só ilustra o poder que tem a capa de um produto impresso. O que pode ser uma aposta certa, pode se transformar em um tiro pela culatra para parte do público que geralmente se atinge. Isso não faz a revista ruim para sempre. No próximo mês tudo deve voltar ao normal.

Um comentário:

Consumindo Realidade disse...

A banda do momento sempre gera capas atrativas para as tietes (Maria banda) de plantão.